quarta-feira, 18 de março de 2015

Croquis de vegetação.

Estes croquis foram feitos por mim, Vanessa Clemente Carvalho, para a disciplina de Desenho de Apresentação do curso Design de Interiores da Fumec. Foram os primeiros croquis da disciplina, feitos em Fev/2015.

Técnica: Lápis Aquarelável.




Projetos SAOTA – Studio com projetos dinâmicos e modernos.

O Studio SAOTA com sede na Cidade do Cabo é bem conhecido pela combinação dinâmica de Stefan Antoni, Philip Olmesdahl, Greg Truen e Phillippe Fouché, as equipes do SAOTA trabalham em sua sua sede na África do Sul com projetos em todo o mundo.
Me chamou a atenção os projetos em 3D que são uma grande inspiração. Reuni uma coleção de seus projetos residenciais ainda a serem construídos, com alguns deles já em construção. Adorei o estilo e a modernidade desse escritório de Arquitetura e Interiores.














Site do Studio SAOTA:

Pé direito duplo.

Alguns dos artifícios arquitetônicos usados na contemporaneidade foram criados há bastante tempo. Um deles é o pé-direito duplo, recurso que faz parte da história e esteve presente em grandes obras da arquitetura, como as catedrais do século XVIII.
Inicialmente, eram utilizados como marcações de ambientes, separando o hall de entrada de casas e prédios comerciais do restante do projeto. Nas décadas de 1940 e 1950, seu uso em residências aumentou.
Hoje, além de serem construídos com o intuito de se criar halls, também são usados para a construção de um ambiente social mais moderno e espaçoso. 
O pé-direito como a medida interna de piso a teto, não importando se em cima existe uma laje, um telhado ou um segundo piso. Suas dimensões variam entre 2,5 e 3 metros de altura. Baseado nisso, conseguimos entender o conceito de pé-direito duplo, solução arquitetônica interessante que possui suas peculiaridades. A primeira delas – e talvez uma das mais marcantes – é sua altura, que necessariamente ultrapassa os 5 metros. Com as paredes e teto mais altos, um vão é criado no ambiente e, com isso, a sensação de amplitude.
Os pés-direitos duplos são mais valorizados pelo mercado imobiliário, influenciando consideravelmente o preço final de alguns imóveis. Neste tipo de construção, os ambientes passam a transmitir sensações de imensidão, liberdade e grandeza. O que agrega valor, também, são os custos de edificação, semelhantes à obras de um segundo piso, o que também pede uma primordial preocupação com a estrutura. 




Jardim Vertical.

O jardim vertical possui uma função e um efeito estético muito interessante, pois são uma maneira muito inovadora de aproveitar o espaço da varanda e imprimir uma sensação diferente, graças à presença da natureza dentro de seu próprio apartamento, casa. E cada dia mais presentes nos projetos, eles se tornaram quase obrigatórios na decoração dos dias de hoje. Sacadas, varandas, corredores e até banheiros, ficam lindos.
O pouco espaço não é desculpa para não ter um jardim. Se faltam metros quadrados, as plantas podem subir pelas paredes. Boa ideia para varandas de apartamentos, os jardins verticais podem ter formatos variados e abrigar diferentes espécies. Aqui alguns para se inspirar:




sábado, 7 de março de 2015

O legado de Sérgio Rodrigues.


Em setembro de 2014, um dos maiores nomes do design brasileiro, o arquiteto e designer carioca Sérgio Rodrigues nos deixou na saudade. Após complicações causadas por um câncer na próstata, ele morreu em sua casa, no dia 1º de setembro. 


A notícia entristeceu familiares, amigos e milhares de admiradores. Considerado como um dos mais importantes criadores do móvel moderno no Brasil, Sérgio foi responsável por elevar o design de mobiliário brasileiro aos mais altos padrões de criatividade, sem perder a riqueza da brasilidade. Criador de uma grande variedade de peças, seu trabalho é reconhecido internacionalmente, ao lado de Joaquim Tenreiro e José Zanine Caldas.
Os arrojados móveis que Sérgio Rodrigues desenhou em uma longa carreira de mais de 60 anos deram a ele o título de artista da madeira. A poltrona Mole, feita de jacarandá e couro, venceu em 1961 o Concurso Internacional do Móvel de Cantù, na Itália, primeiro grande destaque do designer que lhe rendeu o reconhecimento internacional.
Para quem não está familiarizado com o trabalho do designer carioca, ele usava madeiras nativas em suas criações. Cada peça não tinha apenas tinha um traço único como era um resgate histórico do espírito da mobília tradicional. Outro elemento forte em seu trabalho é a presença dos aspectos do Brasil indígena. A combinação desses elementos era o segredo por traz de obras tão fascinantes. Muitas de suas peças foram escolhidas para integrar o mobiliário do Palácio do Planalto, do Itamaraty e da Universidade de Brasília, entre outros.
Outras famosas criações são a poltrona Tonico (1963), feita para a empresa Meia-Pataca, com cintas ajustáveis e almofada para apoio do pescoço. Também a poltrona Leve Kilin PL-104 (1973), premiada pelo Instituo de Arquitetura do Brasil em 1975. Uma de suas ultimas criações foi a poltrona Kiling, trabalho dedicado à esposa.
Poltrona Mole

Poltrona Tonico

Poltrona Kiling


Confira mais projetos em: http://www.sergiorodrigues.com.br/

Inspiração para quartos femininos.

Me encantei por esse projeto criado pela arquiteta e designer de interiores Christina Hamoui para a mostra Q&E Quartos 2014.

Com decoração off-white, o quarto é romântico e contemporâneo ao mesmo tempo, além de muito aconchegante e bem iluminado! Os detalhes fazem toda a diferença no projeto do ambiente de 20 m². Christina fez uso de texturas nas almofadas e no papel de parede, os espelhos e as mesas de cabeceira espelhadas deram amplitude e um toque moderno, o lustre faz uma releitura de um clássico, e os arranjos de flores deram um toque ainda mais feminino. O cantinho reservado para o home office, igualmente clarinho e organizado, também é uma boa inspiração!














Projeto: Christina Hamoui| Mostra: Q&E Quartos | Enxoval: Casa Mineira | Lustre e abajour: Puntoluce | Cortinas: Arthur Decor | Carpete: Avanti | Quadros: Fernanda Naman | Objetos: CH2

Site da arquiteta e designer de interiores Christina Hamou.: