quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Projeto de um banheiro com inspirações Romanas.

Este foi um projeto feito para a disciplina História dos Interiores do curso Design de Interiores na Universidade Fumec. Foi feito por mim, Vanessa Carvalho, e pela aluna Daniele Matos no segundo semestre de 2014. Neste momento estávamos iniciando nosso curso no programa Sketch Up.

O banheiro com influências romanas foi pensado para um casal jovem. O principal material de acabamento é o mármore travertino levigado. Utilizamos ele no piso e nas paredes. Tentamos deixar o banheiro com uma cara mais rústica, sem muita interferência de metais para não perder o charme romano, por isso optamos pelo nicho no box do chuveiro e na parede perto da banheira. Para a torneira da banheira, o chuveiro e os registros, escolhemos o cobre dessa forma não criou contraste e tudo ficou mais harmonioso. O toque delicado ficou por conta da banheira neoclássica introduzida no seixo e pela moldura do espelho bem clássica. 

A idéia era criar um ambiente confortável e sofisticado ao mesmo tempo.



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Arquiteto brasileiro tem jardim eleito o mais bonito do mundo na categoria residencial.

Arquiteto por formação e paisagista por vocação, Alex Hanazaki é considerado um dos grandes nomes do paisagismo moderno no Brasil. A frente um escritório em São Paulo afinado com seu perfeccionismo Alex cria cenários surpreendentes extraindo da natureza formas, cores e texturas que pelas suas mãos se traduzem em ambientes minimalistas, no conceito, no cuidado, feitos de detalhes cheios de significado. Para ele, criar um jardim é como criar obras de arte.

Em novembro de 2014, ele ganhou o prêmio mais importante de paisagismo da ASLA (American Society of Landscape Archtecture). O profissional é o primeiro e único brasileiro a receber essa premiação que reconhece um dos seus projetos como o mais bonito do mundo na categoria residencial.

Este projeto foi feito para a casa da arquiteta Débora Aguiar, em São Paulo, com intenção de harmonizar os 6 mil m² de área externa com a casa, já construída no local. Para formar os desenhos geométricos do jardim, que abriga um campo de futebol (único pedido dos proprietários) no patamar mais baixo, foram usadas pedras, diversas espécies de plantas, como grama, capim-do-texas e duas jabuticabeiras.

A piscina, criada pela arquiteta proprietária, é incorporada ao projeto de paisagismo e, ao anoitecer, ganha iluminação especial para se fundir com o cenário. Lâmpadas de LED foram dispostas em fitas instaladas no solo para ressaltar as separações geométricas e marcar os espaços para passagem.

Assim nasceu este belo jardim.









Impossível não se encantar por este projeto!

Site do arquiteto paisagista Alex Hanazaki.